As varizes são veias inchadas e tortuosas que se desenvolvem quando a circulação sanguínea encontra dificuldade em fluir dentro das veias. As válvulas que estão dentro das veias garantem o movimento do sangue em direção ao coração. Quando essas válvulas apresentam mal funcionamento, pode surgir algum tipo de insuficiência venosa. A primeira associação que fazemos com varizes são as pernas, porém elas também podem ocorrer em outras regiões do corpo, como os pés.
Neste artigo vamos entender melhor as varizes no pé, como identificá-las, como surgem e principalmente o que você pode fazer a respeito.
Combinado? Então siga conosco e vamos ao tema.
Índice:
Quais são os sintomas das varizes no pé?
Como vimos acima, as varizes se caracterizam pela dificuldade do sangue fluir nas veias. De maneira análoga, quando esta mesma dificuldade acontece nos pés, temos o surgimento de varizes nos pés. Os sintomas mais típicos são:
- veias saltadas, dilatadas ou inchadas nos pés;
- inchaço do pé;
- dor no pé.
Os mesmos também podem se manifestar no tornozelo. Aquele aspecto de veias escurecidas e salientes que vemos com frequência nas pernas também se apresentam no pé. Como nesta região há normalmente menos tecido adiposo abaixo da pele, as veias doentes costumam ser até mais visíveis do que casos nas pernas.
O caso dos vasinhos no pé
Situação similar diz respeito aos vasinhos ou microvarizes, que tipicamente surgem nas pernas, mas também podem se manifestar nos pés. Estas veias costumam ser de pequeno calibre, em geral com menos de 1mm de diâmetro.
Como veremos abaixo, não raramente os vasinhos no pé tem relação com veias doentes localizadas na perna. Na imagem seguinte, podemos ver no detalhe o aspecto externo dos vasinhos no pé:
Imagens de varizes no pé e no tornozelo
Agora que já vimos alguns detalhes sobre as varizes no pé, confira abaixo no carrossel imagens de como as varizes no pé se manifestam, além do tornozelo (clique na imagem para aumentá-la):
Como o inchaço dos pés e tornozelos se relaciona com as varizes?
Quando os pés e tornozelos apresentam varizes, as paredes das veias já se tornaram fracas para manter o sangue fluindo adequadamente. Como resultado, os vasos capilares das veias vazam fluido para o tecido imediatamente circundante, causando o inchaço.
Embora as varizes não causem diretamente esse inchaço, a causa pode estar em causas subjacentes como edema e linfedema. Nestes casos, procure seu cirurgião vascular.
Em quais casos é necessário tratar varizes nos pés?
É altamente recomendável consultar um cirurgião vascular, de maneira que ele possa elaborar um diagnóstico do caso específico. Com o quadro das varizes bem definido será possível criar um plano de tratamento, bem como suas alternativas.
Com sintomas idênticos às pernas, as varizes do pé também podem se agravar se não tratadas, além de trazer mais desconforto para o indivíduo.
As veias do pé e do tornozelo são propensas ao surgimento de refluxo devido à sua posição mais distante do centro do corpo e ao número limitado de válvulas. Em pacientes onde ela seja crônica, podem surgir alterações na pele, como a úlcera venosa.
Diferentemente das pernas, o tratamento isolado de varizes visíveis do pé é geralmente insuficiente. A avaliação sistemática e o tratamento da incompetência venosa superficial associada são obrigatórios nesses pacientes. O tratamento das varizes no pé por meio de flebectomia, escleroterapia ou ligadura das veias pode ser realizado em combinação com o procedimento principal ou separadamente.
O tratamento caseiro das varizes no pé: funciona?
Com alguma frequência recebemos perguntas sobre a possibilidade de tratamento das varizes no pé com “remédios”. Similarmente a outras regiões onde a doença se manifesta, a resposta é que não há medicamento que trate as varizes. Por outro lado, em alguns casos especiais, alguns medicamentos poderão ser eficientes coadjuvantes do tratamento aplicado pelo cirurgião vascular.
Nestes casos também poderão ser eventualmente empregados alguns cremes tópicos, especialmente para alívio dos sintomas no começo do tratamento.
Se pensarmos no aspecto da prevenção das varizes no pé, o caminho é bem definido: ter hábitos de vida saudáveis auxilia enormemente a evitar que elas surjam, bem como evitar seu retorno após tratamento.
Ainda, neste sentido, uma dieta equilibrada e a atividade física são fundamentais para a manutenção e melhoria da saúde e, assim, afastar a possibilidade de surgimento de varizes.