Flebectomia: uma grande aliada do tratamento de varizes

Home » Blog » Flebectomia: uma grande aliada do tratamento de varizes

Apesar da palavra flebectomia soar complicada, ela é um grande aliado da medicina no tratamento de varizes. Neste artigo vamos descobrir a definição de flebectomia, como ela funciona e em quais casos tem indicação.

O que é flebectomia?

A palavra flebectomia é composta por dois termos oriundos do grego:

  1. Phleps ou phlebos: significam veia ou artéria.
  2. Ektome: uma incisão ou corte.

A etimologia da palavra flebectomia já nos antecipa a definição precisa de seu significado. Com efeito, flebectomia é a técnica cirúrgica para retirada de varizes. Como vimos acima, a incisão na veia irá permitir ao cirurgião vascular a retirada da veia doente, permitindo a recuperação da circulação sanguínea na região atingida.

Flebectomia realizada na própria clínica

Na Clínica Zignani a flebectomia é realizada dentro da própria clínica, com anestesia local, por alguns chamada também de cirurgia ambulatorial. Assim, o paciente permanece acordado e acompanha todo procedimento. Além disso, conseguimos oferecer maior conforto e personalização no atendimento na comparação com aqueles oferecidos em ambiente hospitalar.

Mediante avaliação médica, tipicamente indica-se a flebectomia para os casos de retirada de veias tributárias acometidas por varizes. Com uma pequena incisão de 1 ou 2cm, o cirurgião irá retirar a veia doente com o uso de pequenos ganchos, numa técnica também conhecida como agulha de crochê.

A flebectomia também é chamada de microcirurgia de varizes dentro dos tratamentos oferecidos pela clínica. Enquanto o primeiro é um termo mais amplo, o segundo é um pouco mais limitado em função do tamanho da intervenção que o médico faz.

Flebectomia para varizes
Flebectomia tratando varizes

Em alguns casos especiais, poderá haver a indicação de realização da flebectomia no hospital. A avaliação médica determinará esta eventual necessidade. Também é possível a realização da flebectomia em conjunto com outras técnicas como o endolaser, para tratar um número maior de veias. Tudo isso fará parte do seu plano de tratamento.

Uma nota sobre as veias tributárias

As veias tributárias são as veias que drenam sangue de uma determina área para outra de maiores dimensões.

Geralmente, estas veias situam-se nas extremidades dos membros, como os braços e as pernas. Nesse sentido, as veias tributárias mais importantes são as veias cava superior e cava inferior, que drenam o sangue dos membros superiores e inferiores, respectivamente, para o coração.

As tributárias varicosas são as veias mais frequentemente tratadas com a flebectomia ou microcirurgia de varizes, embora não sejam o único caso.

A recuperação da flebectomia

O pós-operatório da flebectomia é bastante rápido: o paciente retorna para casa após o procedimento. Ainda mais porque na maior parte dos casos 24 horas são suficientes para retomar todas suas atividades, período que pode se estender até 5 dias.

Nesse meio tempo o médico poderá recomendar o uso de meias de compressão pós-cirurgia, que aceleram o tempo de recuperação. Por fim, também há recomendação de evitar exposição solar no local por até 30 dias.

A flebectomia a seu dispor

Principalmente lembre-se sempre que a melhor forma de tratar varizes é evitá-las com a adoção de hábitos de vida saudáveis como uma alimentação adequada e atividade física.

Quando isso não for suficiente, a medicina está ao seu lado oferecendo tratamentos cada vez mais individualizados e menos invasivos, aumentando seu conforto. Um destes exemplos é a flebectomia, que permite tratar de maneira rápida e eficaz varizes que não raro são bastante visíveis, gerando aquele incômodo físico e visual indesejado.

 

Para saber mais sobre o assunto, consulte: