Laser para varizes: tratamentos e vantagens

Home » Blog » Laser para varizes: tratamentos e vantagens
Laser para varizes

Laser para varizes: tratamentos e vantagens

Nos últimos anos a medicina tem avançado notavelmente. Isto se deve não só pela adoção de novas tecnologias disponíveis, mas também por novas técnicas para tratar doenças. A combinação destes fatores propicia mais saúde e qualidade de vida para todos nós. Do mesmo modo, na área da cirurgia vascular, o tratamento de varizes também se renova e integra novos elementos que há pouco tempo se quer existiam. Um exemplo disso é o laser para varizes, cada vez mais presente nas clínicas, garantindo mais conforto e precisão nos tratamentos.

A este propósito, neste texto vamos ver quais as técnicas utilizam o laser para varizes e como ele auxilia o tratamento.

Tratamentos que utilizam o laser para varizes

Atualmente, os tratamentos que usam o laser se distinguem tanto pelo tipo de laser utilizado, quanto pelo tipo de veia tratada. Assim, vejamos quais são as terapias mais frequentes para “tirar varizes a laser”, como é dito popularmente.

O laser transdérmico

Uma das formas em que o laser é utilizado no tratamento de varizes é externa a pele, com disparo de pulsos da luz. Exatamente por este motivo, se chama transdérmico, ou seja, “trans” significando “através de” enquanto “dérmico” se refere a pele.

Nesta foto podemos ver o aspecto externo do laser transdérmico durante aplicação no paciente:

O laser transdérmico em uso no tratamento de varizes CLaCS
Laser transdérmico na CLaCS

O tratamento de varizes típico para o laser transdérmico é a CLaCS.

A escleroterapia CLaCS

Nesta escleroterapia o uso do laser se combina com outras técnicas sofisticadas, como a realidade aumentada e o resfriamento da pele.

A CLaCS é indicada sobretudo para casos de telangiectasias, também conhecidas como vasinhos ou microvarizes, além das veias reticulares. Antes de tudo, o diagnóstico médico é imprescindível para indicar a forma adequada de tratamento para cada caso. Na página dedicada a CLaCS mais informações estão disponíveis, enquanto aqui estão disponíveis imagens do tratamento, antes e depois.

Endolaser

Esta forma de laser para tratamento de varizes se caracteriza pelo uso interno da luz. Com efeito, o sufixo “endo” precedendo “laser” já indica que o feixe de luz é aplicado dentro da veia a ser tratada.

Neste uso do laser, diferentemente do transdérmico, o médico insere uma finíssima fibra óptica através de uma pequena agulha. Em seguida, ele irá direcionar a fibra até a região em tratamento, com auxílio de um aparelho de ecodoppler. A partir da fibra a luz do laser se difunde no interior da veia, causando a cauterização das paredes internas da veia.

O uso típico do endolaser é para veias de maior calibre, em especial a veia safena, no procedimento conhecido como ablação da veia safena. Assim, com o uso do endolaser evita-se procedimentos mais invasivos como a cirurgia para retirada da veia doente.

Quais são as vantagens do uso do laser para varizes?

Existem vantagens notáveis com o uso do laser para varizes, quando houver indicação médica. Dessa maneira, os principais benefícios para o paciente são:

  • a menor invasividade das técnicas que utilizam o laser;
  • sendo menos invasiva, o tratamento se torna mais confortável para o paciente;
  • os tratamentos são mais precisos, logo evitam danos a tecidos vizinhos a veia tratada;
  • necessidade de menor tempo de recuperação pós-tratamento: o paciente pode retomar suas atividades em curtíssimo espaço do tempo;
  • na maior parte dos casos, o tratamento é feito em clínica, dispensando internação hospitalar.

Por outro lado, alguém pode se perguntar: há desvantagem ou mesmo contra-indicação no uso do laser para varizes?

A resposta é que o uso do laser não acarreta desvantagens. O que há sim são casos com indicação de determinadas técnicas em detrimento de outras. Por certo que somente o diagnóstico médico pode indicar o tratamento mais adequado a cada caso.

Assim, consulte sempre seu cirurgião vascular, ele será capaz de analisar o caso e indicar a melhor solução.