Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Home » Blog » Alimentos que melhoram a circulação sanguínea
Exemplo de alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Em blogs passados escrevemos sobre mitos sobre as varizes, assim como hábitos que ajudam a preveni-las. Desta vez nosso foco vai para os alimentos que melhoram a circulação do sangue, e assim auxiliam na prevenção do surgimento de varizes.

Como também já vimos no artigo sobre circulação sanguínea, eventuais dificuldades no escorrimento do sangue acabam favorecendo o surgimento de múltiplos quadros. A mesma lógica se aplica às varizes. Assim, consumir alimentos que favoreçam a circulação sanguínea significa fortalecer a própria saúde, o que também contribui para impedir o surgimento de varizes.

Alguns alimentos que melhoram a circulação

A ciência avança rapidamente, como de resto todas as demais áreas do conhecimento humano. Assim, as verdades precisam ser sempre revalidadas por novos estudos e evidências. Entre outras, a nutrição se ocupa dos alimentos de maneira exaustiva.

Dessa maneira aqui queremos destacar alguns dos alimentos que melhoram a circulação, baseados nos estudos mais recentes e confiáveis.

Frutas cítricas

Conhecidas pela vitamina C, as frutas cítricas são ricas em antioxidantes como os flavonoides. Assim, estas frutas facilitam a circulação sanguínea, por conseguinte reduzindo enrijecimento das artérias e a pressão sanguínea.

Além disso, também contribuem a evitar derrames.

Frutas vermelhas

Por suas qualidades antioxidantes e anti-inflamatórias, as frutas vermelhas como morangos, framboesas e cereja reduzem a pressão sanguínea, frequência cardíaca e inflamação do corpo.

Peixes

Se você está pensando no salmão, acertou. Peixes com maior taxa de gordura como o salmão são fontes por excelência de ômega-3.

O ácido ômega-3 evita a formação de coágulos sanguíneos e facilita a produção de ácido nítrico, o que dilata os vasos sanguíneos e assim favorece a circulação.

Uma nota adicional para quem pratica esportes: o consumo de suplementos com óleo de peixe não somente favorecem a circulação sanguínea regular, mas também aumentam a irrigação muscular durante e após a prática de atividade física.

Beterraba

A beterraba também é um superalimento que auxilia não somente a circulação do sangue, mas também a prática de esportes. Isso porque ela é rica em nitratos, que produz o desejável ácido nítrico, como vimos acima.

Nozes

As diferentes variedades de nozes estimulam a produção de óxido nítrico. Assim, elas estimulam o funcionamento dos vasos sanguíneos, ao mesmo diminuindo inflamações.

Ao mesmo tempo, as nozes são especialmente úteis no caso de portadores de diabetes.

Cebola

A cebola é outro alimento rico em flavonoides, que são excelentes vasodilatadores. Além disso, a cebola estimula o fluxo sanguíneo, reduzindo a inflamação em artérias e veias.

Canela

A canela é um alimento que aumenta o fluxo sanguíneo através da dilatação dos vasos. Similarmente, em alguns casos ela também pode reduzir a pressão arterial.

Alho

Este alimento contém alicina, que melhora a circulação de tecidos e diminui a pressão. Com efeito, o alho é tão eficiente na melhora do fluxo que estudos mostram que portadores de doença coronária tem melhora de até 50% na circulação do braço.

Tomate

O uso de tomates na dieta permite melhorar a circulação sanguínea pela produção da enzima ACE, reduz inflamação e a formação de coágulos.

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha, bem como algumas variações, contém capsaicina. Estudos apontam que a capsaicina é responsável por reduzir oxidação e inflamação, irá repercutir de forma benéfica na saúde vascular: da redução da pressão cardiovascular, à glicemia e ao colesterol.

Na dúvida, quais alimentos preferir?

Vejamos agora alguns grupos de alimentos em que, pelas nossas escolhas, é possível favorecer aqueles mais benéficos a circulação do sangue.

As proteínas que auxiliam a circulação do sangue

Essenciais na alimentação humana, as proteínas indicadas para o consumo são aquelas com menor teor de gordura. Alguns exemplos de proteínas:

A circulação sanguínea humana
A circulação sanguínea do corpo humano
  • peixes em geral, especialmente aqueles ricos em ômega-3 como o salmão;
  • ovos;
  • carnes de aves, sempre sem a pele;
  • carnes magras
  • laticínios com teor de gordura reduzidos;
  • legumes como o feijão e a lentilha.

Quais gorduras preferir?

Este é um dos capítulos mais conhecidos, afinal quem já não ouviu falar que colesterol em excesso faz mal? Sob o mesmo ponto de vista, as gorduras saturadas e trans devem ser evitadas.

Entre outros alimentos, estes tipos de gordura são encontrados em:

  • manteiga;
  • margarina hidrogenada;
  • banha;
  • gordura vegetal;
  • bacon;
  • molhos excessivamente cremosos;
  • manteiga de cacau (aquela do chocolate).

Como opção, prefira gorduras como o azeite de oliva e abacate, muito mais saudáveis e nutritivos.

Cuide da sua saúde escolhendo os melhores alimentos para a circulação!

Nossa expectativa de vida depende de nossas escolhas que fazemos nesse momento. Acima de tudo, a qualidade de vida que temos depende diretamente do nosso estado de saúde.

Ademais, grande parte das doenças de origem cardiovascular podem ser evitadas ou ao menos mitigadas com escolhas adequadas de nossa parte.

Portanto, ajude a si mesmo e escolha alimentos que contribuam para sua circulação sanguínea. Seu corpo retribuirá com uma vida saudável e longeva.