Creme para varizes funciona?

Home » Blog » Creme para varizes funciona?
Creme para varizes

Creme para varizes funciona?

Desejo de 11 entre 10 indivíduos com varizes, os cremes que prometem uma solução para as varizes são facilmente encontrados no mercado. Por outro lado, é preciso ter segurança no uso de cremes, usando evidências científicas a respeito. Diante disso, do ponto de vista médico, o creme para varizes funciona?

Assim sendo, vamos descobrir a resposta para a pergunta no texto abaixo, usando como referência o que a medicina tem de melhor a disposição em 2022.

O que o creme para varizes pode fazer por você

Antes de tudo, vamos repassar o conceito de varizes: são dilatações de veias superficiais que apresentam dificuldade de circulação sanguínea, no trajeto de retorno do sangue ao coração.

Seus sintomas mais frequentes são dores nas pernas (especialmente ao final do dia), inchaço, sensação de queimação, peso e cansaço, manchas e edemas e até mesmo feridas e coágulos.

Diante dos sintomas mais leves, os cremes para varizes podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço nas veias.  Aliás, com a redução do inchaço também pode ocorrer a melhora do aspecto externo da variz.

Contudo, nenhum produto atualmente existente oferece um tratamento para varizes propriamente dito.

Também sabe-se que nenhum tratamento médico para varizes é definitivo. Existe sempre o risco de que elas possam voltar (principalmente pelo fator genético), ou mesmo surgir em pontos diferentes. Também é ponto pacífico na medicina que o tratamento das varizes associado a hábitos de vida saudáveis contribui enormemente para a saúde do indivíduo. Por sua vez, um indivíduo com boa saúde verá suas chances de ter varizes se reduzirem significativamente.

Por consequência, não existe creme para varizes ou qualquer outro medicamento que impeça o surgimento da doença varicosa. Cabe ao seu cirurgião vascular fazer o diagnóstico do seu caso.

Neste cenário, o uso de cremes para varizes contribui para a redução dos sintomas associados a doença. Enquanto isso é fundamental que a doença venosa seja avaliada por um cirurgião vascular, que planejará o tratamento adequado ao caso. Visto por muitos como solução para varizes, o creme para varizes é apenas um paliativo.

A diferença entre tratar varizes e aliviar seus sintomas

Mais uma vez, queremos chamar a atenção para a diferença entre o significado de tratar varizes e aliviar seus sintomas. Isso é importante para compreender o papel dos cremes para varizes.

Atualmente existem diferentes tratamentos para diferentes tipos de varizes, como a escleroterapia com espuma, a escleroterapia a laser, a CLaCS e a cirurgia de varizes. Cada um destes tratamentos serve para tratar certos tipos de varizes em determinadas situações. Por exemplo, na cirurgia de varizes, há a remoção física da veia afetada.

Já o uso tópico de cremes, com qualquer princípio ativo, é incapaz de atacar a dilatação da veia, causa das varizes. Contudo, pode-se afirmar que a maioria dos cremes possuem propriedades anti-inflamatórias e alguns propriedades vasoconstritoras e, por isso, são muito utilizados no tratamento da doença venosa crônica. Também aqui seu médico determinará qual o medicamento mais adequado para ser coadjuvante no seu tratamento, aliviando temporariamente alguns dos sintomas.

Insistimos no argumento porque infelizmente ainda vemos com frequência pacientes que optaram pelo uso de cremes para varizes, deixando de tratá-las. Com isso, mais tarde acabam por constatar a evolução de um quadro que era simples para algum estágio mais avançado da insuficiência venosa.

Melhores cremes para varizes: as opções disponíveis no mercado

Creme para varizes aplicado em perna de mulher
Creme para varizes aplicado em perna de mulher

Hoje em dia existem vários cremes para varizes disponíveis no mercado. Certamente cada produto apresenta características e benefícios diferentes. Por isso, é importante que o paciente siga a orientação de seu médico ao comprar algum dos cremes disponíveis.

Determinar qual seja o melhor creme para varizes é inadequado do ponto de vista da medicina. Isso porque cada caso apresenta características únicas, que fará com que em um caso específico o uso de determinado creme, e não de outro, seja o mais indicado.

Alguns cremes oferecem o benefício da hidratação da pele, útil para varizes mais superficiais. Também poderão conter algum elemento que acrescente aquela sensação refrescante, útil para aliviar sintomas como a queimação.

Sobretudo valorize sua saúde: consulte sempre seu médico para tratar suas varizes, ele também irá lhe ajudar a identificar a opção adequada para o alívio dos seus sintomas.

Creme para varizes: um eficiente coadjuvante para o tratamento de varizes

Vemos abundância de marcas de cremes para varizes no mercado. Para alguns eles representam a possibilidade mágica de dar adeus às varizes sem tratá-las. Como vimos acima, infelizmente isso não corresponde à realidade. A medicina é pacífica quanto a isso.

Fruto de avaliação médica, o tratamento para varizes é o caminho para a boa saúde do indivíduo acometido por doença varicosa. A mesma avalição poderá recomendar qual creme para varizes poderá ser usado enquanto o tratamento não for completado, aliviando temporariamente seus sintomas.

Com efeito, os cremes para varizes acabam sendo úteis em casos como aqueles de pacientes aguardando o procedimento ou ainda que apresentem alguma contraindicação. Como você agora sabe, sempre como auxiliar para alívio dos sintomas de varizes.