Dentre os tratamentos disponíveis atualmente, a cirurgia de varizes está entre as opções mais utilizadas. Não raro a palavra “cirurgia” causa desconforto aos ouvidos de quem pode ter que se submeter. Felizmente, a medicina evolui rapidamente e, hoje, passar por uma cirurgia para retirada de varizes não é algo complicado.
Com efeito, com o surgimento de novas formas de tratamento de varizes, as cirurgias de varizes são cada vez menos invasivas e menos utilizadas.
Neste artigo vamos repassar quais os casos mais típicos em que a cirurgia se faz necessária, quais as principais modalidades e como é a recuperação do paciente após o procedimento.
Índice:
Quando é necessário recorrer a cirurgia de varizes?
Acima de tudo uma premissa para a resposta é obrigatória: somente o médico flebologista poderá determinar a solução adequada para o caso. De fato, a consulta médica é fundamental para se determinar o tratamento a ser seguido.
Com uso do diagnóstico por imagem com ecodoppler e a realidade aumentada o médico poderá fazer uma avaliação adequada da circulação sanguínea na região das pernas. A princípio, se indica a cirurgia quando houver dificuldade no fluxo sanguíneo, acentuado por sintomas como dor, inchaço e queimação nas pernas.
Tendo isso em consideração, indica-se a cirurgia de varizes especialmente em três casos. Vamos a eles.
Tipos de cirurgia de varizes
Os casos em que o paciente precisa se submeter a cirurgia são:
Cirurgia de varizes para retirada da safena
A veia safena se estende por toda perna, tendo papel fundamental no retorno do sangue das pernas para o coração. Quando a veia se dilata acima do tolerável, suas válvulas param de funcionar como necessário.
Por conseguinte, opta-se pela remoção da veia para evitar o surgimento de insuficiência venosa, que poderá gerar varizes ou até algo mais grave, .
Atualmente, a cirurgia com endolaser possibilita a inativação da veia afetada sem uma cirurgia propriamente dita. Um cateter fino como um cabelo (fibra óptica) é introduzido dentro da veia e ele será responsável pelo fechamento da veia através do calor. Assim, o paciente recebe um tratamento mais confortável e com recuperação mais rápida.
Dessa forma, o uso do endolaser permite evitar a tradicional cirurgia para retirada de safena, conhecida como safenectomia.
Microcirurgia de varizes
Como o nome já diz, este tipo de cirurgia para varizes trata especialmente pequenas varizes, cuja retirada é feita através se agulha. Nem mesmo um ponto de sutura costuma se fazer necessário.
Normalmente esta cirurgia não requer internação e o paciente retorna para casa no mesmo dia do procedimento.
Clique aqui para saber mais sobre a microcirurgia de varizes.
Tratamento flexível
Esta forma de cirurgia vem ganhando espaço nos últimos tempos. No tratamento flexível, é frequente existir uma quantidade de pontos que demandam múltiplas sessões para a conclusão do tratamento.
Isso ocorre seja pela diversidade dos tipos de varizes existentes ou mesmo pela quantidade. Assim, a avaliação feita pelo médico flebologista irá levar em consideração essa necessidade e irá indicar os diferentes estágios para o tratamento.
O tratamento flexível é uma ótima opção para o paciente porque permite a realização do tratamento ao longo do tempo. Ainda, é frequente que o tratamento flexível combine diferentes técnicas em concomitância como a CLaCS e o endolaser.
Cirurgia de varizes: como funciona a recuperação?
A recuperação da cirurgia de varizes é um dos aspectos que mais suscita perguntas por parte dos pacientes. Com tantos afazeres, é sempre uma preocupação o período que precisamos ficar de repouso sem nos dedicar a outras tarefas.
Além disso, também há o aspecto do desconforto, que é proporcional a quanto invasivo tenha sido a cirurgia pela qual o paciente tenha passado.
Você já deve ter corretamente imaginado que a recuperação da cirurgia irá variar em função do procedimento. Portanto, em alguns casos a hospitalização ainda é necessária. Posteriormente, os cuidados como as meias pós-cirurgia e evitar certas atividades acompanham a rotina do paciente por alguns dias.
Contudo, na maior parte dos casos, a cirurgia de varizes poderá ser feita na própria clínica, desde que esteja preparada para isso. Na Clínica Zignani contamos com equipamentos modernos para garantir precisão e principalmente conforto a nossos pacientes. Assim, após um procedimento como o tratamento estagiado o paciente poderá já retornar para casa e retomar suas atividades ao menos em parte.
Especialmente em tempos em que os cuidados sanitários são aumentados, a realização do procedimento em clínica é uma garantia a mais para o paciente.
Conforme o caso, a recuperação da cirurgia pode requerer alguns cuidados como:
- uso de meias pós-cirurgia;
- evitar exposição solar na região tratada;
- moderar ou mesmo suspender atividade física;
- manter as pernas em posição horizontal.
O médico que conduzirá o tratamento saberá indicar ao paciente os cuidados necessários para seu caso.
Qual a melhor cirurgia para o tratamento de varizes?
A melhor cirurgia para tratar varizes é aquela indicada ao seu caso. Afinal, cada indivíduo possui um histórico e uma necessidade única. O médico irá identificar e considerar isso para elaborar o plano de tratamento.
Seja com o endolaser, com a minicirurgia, com o tratamento flexível ou mesmo a tradicional safenectomia, sua saúde será beneficiada com a melhoria da circulação sanguínea.
Sobretudo, consulte sempre seu médico flebologista, que encontrará a melhor solução para seu caso. Seja através de algum tipo de cirurgia, seja através de outros tipos de tratamento, é sempre importante tratar as varizes o quanto antes para evitar sua progressão.