Safenas: das varizes a ponte de safena, o que você precisa saber

Home » Blog » Safenas: das varizes a ponte de safena, o que você precisa saber

Frequentemente escutamos o termo safena associado às varizes. Algo como dizer que o indivíduo portador de varizes necessariamente tem algum problema de safena. Além disso, também vemos alguma confusão no entendimento dos problemas que as safenas podem causar.

Assim, com esse cenário vamos desmistificar a relação entre as varizes e as safenas, detalhando de maneira simples aquilo que você precisa saber a respeito.

O que são as safenas?Localização das veias safenas

As veias safenas são veias de médio calibre, não profundas como a ilíaca, e ao mesmo tempo não tão superficiais como os vasinhos. Nesta imagem ao lado podemos ver com exatidão onde as veias safenas se localizam (imagem Wikipedia).

Então, para entender a relação entre safenas e varizes, vamos começar por compreender o que sejam as safenas principais.

Com o termo safena costuma-se designar ao menos uma das veias safenas do corpo humano. Além disso, em cada uma das pernas temos duas veias safenas principais:

  • veia safena parva ou externa: a veia parva se localiza na parte posterior da perna, indo do tornozelo até a altura do joelho. Em alguns casos a veia parva pode apresentar uma extensão cranial que se chama veia de Giacomini.
  • veia safena magna ou interna: a veia safena magna se estende do tornozelo até a região inguinal (virilha).

As doenças mais comuns das veias safenas

Agora que sabemos o que são as veias safenas e onde se localizam, vamos conhecer os dois termos mais comuns que são associados às safenas: a ponte de safena e as varizes.

As safenas e o coração

Mesmo com todo avanço da medicina, em 2022 as doenças cardiovasculares continuam sendo a maior causa de óbitos no Brasil e no resto mundo.

Com efeito, indica-se a cirurgia cardíaca quando as coronárias do coração apresentem significativa presença de gordura, aumentando assim a chance de infarto do coração. Nestes casos, o cirurgião irá realizar uma espécie de desvio do fluxo sanguíneo que entra no coração através da aorta. Este desvio é chamado de “ponte”. Como dito, esse desvio inicia na aorta, desviando as coronárias em dificuldade e chega até o miocárdio.

Para a realização desta ponte, o cirurgião utiliza uma pequena porção daquela veia safena lá da perna, retirada especialmente para a cirurgia. Em extrema síntese, é assim que a conhecida cirurgia de ponte de safena é realizada.

Assim, vemos que neste caso a safena não é uma doença, mas sim parte da solução de um importante problema cardíaco.

Varizes e as veias safenas

Talvez você já esteja suspeitando que ter varizes não significa necessariamente ter um problema nas veias safenas. E você está certo!

Nesse sentido, as varizes são veias que se tornam dilatadas, tortuosas e insuficientes de maneira anômala, um dos quadros possíveis da insuficiência venosa crônica. Com isso, fica fácil concluirmos que as varizes podem acometer qualquer veia, inclusive uma das quatro safenas presentes nas pernas.

Mulher com safenas sem varizes
Pernas sem varizes e safenas saudáveis!

Tratamento das varizes nas veias safenas

Vimos acima que tanto a veia safena magna quanto a parva podem apresentar varizes. Por conseqüência, existem diferentes tratamentos para varizes nas safenas, dependendo do caso específico.

A consulta médica com cirurgião vascular irá detalhar com precisão a extensão das varizes, contando com o auxílio da tecnologia como ecodoppler e o vein viewer. Desse modo o paciente receberá um tratamento de varizes adequado ao seu caso específico.

Em resumo, os tratamentos de varizes mais utilizados para as veias safenas doentes são:

  • safenectomia: esta técnica é a tradicional cirurgia de remoção das veias safenas acometidas por varizes. Trata-se de uma cirurgia mais invasiva, requerendo hospitalização.
  • cirurgia com endolaser: técnica mais avançada e menos invasiva, o tratamento das veias safenas com endolaser é o tratamento de escolha em casos de insuficiência da veia safena magna ou parva. O procedimento pode ser realizado com anestesia local e o retorno às atividades diárias é rápido.

Clássica pergunta: “doutora, posso ter varizes e as minhas veias safenas estarem normais?”

Agora você já sabe a resposta: sim, é possível ter varizes e as veias safenas estarem plenamente saudáveis.

Sabendo quais são as veias safenas, o que são varizes e quais são os tratamentos possíveis, a melhor coisa a fazer é adotar e cultivar hábitos saudáveis como atividade física e dieta equilibrada para garantir a saúde não só das veias safenas, mas de todo seu corpo.

Certamente manter sua saúde é sempre o melhor negócio. Contudo, se precisar, não pense duas vezes em procurar seu cirurgião vascular de confiança.