A imagem é conhecida: aquela veia dilatada, escurecida e saliente na perna de mulheres e homens, como na imagem abaixo. Esta é a primeira associação que a maioria das pessoas faz com as varizes. E com razão. Porém, como as varizes progridem até atingir esse estágio onde se tornam visíveis a olho nu? As dificuldades de circulação sanguínea na veia apresentam vários sintomas ao longo do tempo, aos quais precisamos prestar atenção. É fundamental levar em consideração que os sintomas podem se manifestar de forma diferente em cada pessoa, seja pela intensidade que pela associação de diferentes sintomas. Aqui falamos nos sintomas de varizes de forma generalizada, sem considerar o caso específico, que pode ser esclarecido somente com uma consulta médica.
Então, dito isso, vamos conhecer com detalhes os sintomas das varizes, fundamentais para se antecipar a doença e buscar tratamento tempestivo.
Índice:
O primeiro sintoma: sensação de perna pesada
As pernas do corpo humano possuem uma enorme quantidade de artérias, veias e vasos sanguíneos menores. Imagine a capacidade do corpo em bombear o sangue a partir dos pés até o coração, contra a ação da força da gravidade.
Quando ao menos uma veia passa a ter dificuldade no retorno do sangue, o indivíduo começa a sentir a perna mais pesada ao fazer algum movimento. Justamente, isso se deve pela alteração do fluxo sanguíneo na região. A sensação é semelhante àquela de quando praticamos uma atividade física além do que estamos acostumados e sentimos aquele cansaço ao nos movimentarmos.
Sensação de queimação nas pernas
Quando o sangue começa a ter dificuldade para circular normalmente, surgem a indesejada queimação no local afetado. Equivale a sentir que algo está literalmente ardendo dentro da nossa perna.
Para detalhes sobre este sintoma, consulte nosso artigo completo sobre a queimação nas pernas.
Coceira na região afetada
Após a perna ficar pesada e a queimação aparecer, costumamos ter aquela interminável vontade de coçar a região afetada, sem um motivo aparente.
Lembre-se que nem sempre todos os sintomas estão presentes ao mesmo tempo. Talvez a coceira possa ser um indicativo de que algo não vai bem e é preciso buscar auxílio médico.
Formigamento nas pernas
A dificuldade da circulação do sangue, causada pelo surgimento de varizes, ainda que em estágios iniciais, também poderá ensejar o formigamento nas pernas. Quem já não sentiu o formigamento nas pernas quando sentado sobre as pernas ou pressionando alguma parte dos membros inferiores?
Comumente se manifesta nas extremidades inferiores das pernas, pés e pode estar associado a sensação de pés frios. Para mais detalhes sobre o formigamento leia o guia sobre o tema aqui.
Outro sintoma de varizes: o inchaço
Durante o dia, passar muito tempo em pé ou mesmo o contrário, sentado, causa dificuldade na circulação sanguínea. É importante que alternemos a nossa posição entre sentado e em pé durante nossa jornada. Isso auxilia que o sangue se movimente com mais facilidade.
Caso exista alguma veia afetada por varizes, este hábito se torna ainda mais importante. Com isso é possível combater outro sintoma das varizes: o inchaço nas pernas. Causado pelo acúmulo de sangue nos membros inferiores, o inchaço é mais frequente no final do dia, quando nosso corpo carrega o cansaço e os efeitos de nossos movimentos desde que acordamos.
Dica: elevar as pernas ao final do dia, melhor ainda se durante o dia, é benéfico contra o inchaço. O uso de meias de compressão para varizes, recomendadas por cirurgião cardiovascular, pode auxiliar também.
Pontadas na perna (dor)
A perna pesada, normalmente também afetada por queimação e inchaço, poderá apresentar dores. Alguns pacientes relatam inclusive episódios de dores mais agudas, definindo as mesmas como “pontadas”.
Isso efetivamente pode se verificar e é mais um sintoma das varizes, causado pela dificuldade de circulação do sangue em determinada região.
Varizes: múltiplos sintomas para única causa
Você possivelmente tenha percebido ao ler o texto acima: os sintomas de varizes passam necessariamente pela circulação prejudicada.
Favorecer o fluxo sanguíneo em seu retorno para o coração é uma das medidas que o portador de varizes pode adotar como paliativo para os sintomas.
Mais importante do que isso, é buscar auxílio médico. As varizes são um problema que vai além do aspecto estético, é uma questão de saúde. Com efeito, as varizes são uma das doenças dentro do quadro de insuficiência venosa.
Fique atento se você apresenta alguns destes sintomas e, caso desconfie, busque auxílio especializado. Sua saúde lhe agradecerá.
Para aprofudar o tema dos sintomas de varizes, consulte:
- Ministério da Saúde do Brasil sobre varizes;
- NHS britânico (em inglês);
- Mayo Clinic (em inglês).