Queimação nas pernas: o que você precisa saber a respeito

Home » Blog » Queimação nas pernas: o que você precisa saber a respeito

Com frequência ouvimos dos pacientes que passam pela nossa clínica relatos de queimação nas pernas. Não a caso, já que a sensação das pernas queimando é um dos sintomas mais típicos das varizes. Assim, neste artigo detalhamos a o sintoma da queimação, suas causas e o que fazer.

Primeiramente, vamos entender o que seja a queimação nas pernas.

Queimação nas pernas: o que pode ser?

A queimação nas pernas é sensação provocada pela inflamação dos nervos localizados nos membros inferiores. Ela também costuma estar associada a dor e e inchaço. É provável que alguém que experimente a sensação de queimação nas pernas se pergunte o que exatamente possa ser essa queimação. Justamente, poderá se tratar desde um evento pontual e sem gravidade como um cansaço momentâneo até algum quadro que mereça mais atenção. Assim é preciso prestar atenção em si mesmo, na intensidade e na duração dos sintomas da queimação.

A queimação nas pernas atinge todas faixas da população de forma equivalente, sejam mulheres que homens. Certamente a sensação de queimação nas pernas é facilmente perceptível pela maior parte das pessoas. Por exemplo, quem já não praticou alguma atividade física com uma carga inusual e depois teve aquela sensação de dor, calor e ardência?

Por outro lado, nem sempre a queimação propriamente dita pode vir do exercício físico. Nas pernas e em outras partes do corpo podemos simplesmente ter essa sensação de queimação ao final de um dia muito exaustivo. Ou, talvez, numa sexta-feira, ao final de uma semana de trabalho que tenha sido muito cansativa.

O que causa queimação nas pernas?

Como vimos acima, a sensação de queimação e calor nas pernas na verdade pode ser um mesmo sinal para problemas diferentes. Assim, as causas também poderão variar. Vejamos as principais:

 

  • a neuropatia periférica: se manifesta quando os nervos que enviam os sinais do corpo ao cérebro e a coluna vertebral interrompem esta comunicação. Esta causa costuma estar associada com a diabetes, abuso no consumo de bebidas alcóolicas e a síndrome de Guillain-Barré;
  • a esclerose múltipla: de forma análoga à neuropatia, a esclerose pode ser causa da sensação de queimação nas pernas, ou mesmo dormência ou ainda dor;
  • a meralgia parestésica: apesar do nome complicado é um quadro não-complexo. Ele se manifesta quando o nervo cutâneo femoral lateral é comprimido na coxa, na sua porção mais externa;
  • o desequilíbrio eletrolítico: alguns sais minerais podem fazer falta ao equilíbrio da circulação sanguínea. Isso ocorre em função de desidratação causada por baixa ingestão de líquidos, doença ou mesmo uso de medicação;
  • os exercícios físicos pesados: como já citado acima, esta é uma situação que não requer cuidados adicionais, o descanso será suficiente para que a sensação de queimação desapareça. É o caso clássico dos “atletas de final de semana”.

Por fim, existem outras causas que podem trazer ardência nas pernas, as listadas acima são apenas as principais. Agora, vamos entender melhor os sintomas sentidos quando a queimação se manifesta.

Sintomas da queimação

Como vimos, o sintoma da queimação nas pernas em si é a sensação que temos quando os nervos periféricos dos membros inferiores apresentam inflamação.

Com efeito, esta inflamação tem múltiplas causas e costuma se manifestar em diferentes regiões do que chamamos “perna” como um todo:

  • na panturrilha ou batata da perna;
  • também na coxa da perna;
  • no joelho e atrás do joelho;
  • na canela da perna.

Sintomas associados

Até mesmo os pés ou a região lombar da coluna podem ser afetados. Também outros sintomas podem aparecer associados a essa queimação:

  • o cansaço crônico;
  • a sensibilidade acentuada ao toque na pele;
  • a dificuldade na coordenação motora;
  • a dor nevrálgica;
  • o formigamento ou dormência dos membros inferiores;
  • também inchaço e vermelhidão;
  • as bolhas e sangramentos;
  • por vezes câimbras, especialmente se a causa for o desequilíbrio eletrolítico.

Frequentemente somos questionados sobre a queimação das pernas após um procedimento como a cirurgia de varizes. Embora não esteja relacionado às causas e sintomas relacionados acima, vejamos se essa hipótese é verdadeira.

Mulher com queimação nas pernas oriunda de varizes
Varizes e queimação de pernas: uma relação muito próxima

A queimação nas pernas após cirurgia de varizes

As varizes possuem diversas formas de tratamento, que se distinguem pelo quadro apresentado. Em alguns casos o médico poderá indicar a cirurgia de varizes, possivelmente com a retirada da veia safena.

Primeiramente, alguma sensação de queimação na área tratada é normal. Isso acontece até pelo mesmo pelo corte gerado pelo procedimento e pelo processo de cicatrização do mesmo.

Algum grau de risco deve ser considerado na cirurgia de varizes, mesmo que esteja entre as cirurgias de menor complexidade. Ainda que improvável, no passado a lesão de nervos contíguos à safena, como o nervo sural, poderia gerar a sensação de queimação típica daquela descrita acima. Felizmente, a introdução de novas técnicas como a cirurgia de varizes a laser aumentaram ainda mais a segurança e precisão de um procedimento que já era seguro. Além do menor risco, o paciente se beneficia de menor tempo de recuperação e pode retornar para casa no mesmo dia.

Queimação nas pernas: múltiplas causas, diferentes soluções

Como vimos acima, a queimação nas pernas é um quadro que traz incômodo e na maior parte dos casos não representa grande risco. Por certo a hidratação adequada, assim como repouso ou mesmo a atividade física, poderão fazer o sintoma desaparecer, assim como prevenir seu surgimento.

Pelo contrário, quando há outros sintomas associados ou mesmo a queimação nas pernas perdura por tempo prolongado, o diagnóstico médico passa a ser fundamental. Seu cirurgião cardiovascular poderá identificar as causas e indicar o tratamento mais seguro e eficaz para seu caso específico.

 

Quer aprofundar o assunto? Confira nestes links fontes adicionais de informação: