Se você sofre de problemas de varizes sabe o incômodo que é ter que se preocupar em esconder as manchas verdes e azuladas que aparecem nas pernas. Isso sem falar na dor que sente durante os dias mais quentes. Nesses casos, a meia de compressão para varizes pode ajudar você.
Também conhecidas como meias elásticas, estas meias são indicadas especialmente para casos que vão de moderados a mais graves, quando o indivíduo já apresenta sintomas como as manchas, inchaço e dores nas pernas. Assim, as meias de compressão são uma ótima opção de tratamento. Sobretudo, elas ajudam a amenizar as dores e diminuir os sinais de varizes.
Índice:
Meia de compressão para varizes: funciona?
Afinal, as meias para varizes funcionam mesmo? Muitas pessoas que sofrem com os problemas causados pelos vasos dilatados têm certa relutância em experimentar a terapia compressiva com meias elásticas. Outras, tem ceticismo em acreditar nos resultados da terapia. Diferentemente, também há aquelas que desconhecem a funcionalidade das meias para tratamento de varizes.
Atualmente o mercado da saúde acena com uma série de tratamentos e medicamentos que prometem acabar com as varizes. No entanto, as varizes são um problema que não tem cura, e a única forma de reduzir as consequências das varizes é através de uma terapia constante. Dessa forma, a meia para varizes é ótima opção e com baixo custo.
Além disso, as meias para varizes podem ser utilizadas a qualquer momento do dia. A exceção é durante a noite, quando devem ser retiradas, mantendo as pernas em posições elevada durante o sono. Essas meias especiais atuam na compressão dos vasos sanguíneos “empurrando” o sangue para cima.
Ao comprimir as veias, as meias diminuem a concentração sanguínea no local. Por consequência, também reduzem as manchas e os incômodos. Neste vídeo é possível ver o efeito da meia de compressão para varizes, especialmente a partir de 0:30:
Meia para varizes masculinas
É importante saber que as varizes são um problema que afetam tanto as mulheres quanto os homens. Por questões biológicas, nas mulheres a incidência é maior. No entanto, cerca de 30% das pessoas que sofrem com varizes são homens. Nesses casos, também é indicado o tratamento compressivo com meias para varizes masculinas.
Os motivos são variados: do sedentarismo, passando por permanecer muito tempo de pé até o histórico de varizes na família. Esses fatores acabam por estourar os vasos sanguíneos das pernas, surgindo as manchas azuis nas pernas e tornozelos masculinos. Todavia, muitos homens deixam de buscar o tratamento adequado, por falta de informação e até mesmo vergonha.
Se você é homem, não há necessidade de se envergonhar. Atualmente, existem diversos modelos de meias para varizes masculinas no mercado, como as meias pretas semelhantes a uma meia social. Também existem as meias esportivas, que comprimem as varizes durante a prática esportiva. Essas são uma boa opção para os homens que gostam de praticar esporte.
Portanto, se você é homem e sofre de varizes, existe uma meia adequada para a sua rotina. Encontre a sua meia para varizes masculinas e faça o tratamento correto. Evite que as dores e que os problemas estéticos se desenvolvam até que a única alternativa seja a cirurgia de varizes.
Por que usar meias de compressão após uma cirurgia?
É bastante comum os vasos sanguíneos das pernas e tornozelos dilatarem após uma cirurgia. Isso ocorre por conta dos longos períodos em que as pessoas operadas permanecem deitadas ou sentadas. Muito tempo sem movimentar as penas faz com que o sangue se acumule e alguns vasos possam eventualmente se romper.
Ainda, em alguns casos há risco aumentado de trombose no período do pós-operatório. A trombose surge quando se forma na veia um trombo sanguíneo que obstrui e inflama a parede da veia. São casos descritos pelos médicos como trombose profunda e causam vermelhidão, inchaços e dores no local.
Independente de ter passado por cirurgia, usar as meias de compressão auxilia o retorno venoso do sangue, beneficia a circulação sanguínea e assim previne varizes. Dessa forma, você estará contribuindo para evitar o surgimento dessas manchas indesejáveis. Consulte o seu médico e saiba qual a meia de compressão pós-cirurgia mais adequada para o seu caso. Para mais detalhes sobre o tema, leia o artigo dedicado a meias de compressão pós-cirurgia.
Quanto tempo devo usar meia após a cirurgia?
A resposta irá depender de algumas questões. Primeiro, da complexidade da cirurgia, que poderá ser menor ou maior. Segundo, dependerá do período em que o paciente permanecerá em recuperação, deitado e sem poder se movimentar.
Atualmente o tempo de uso da meia de compressão após a cirurgia de varizes vem diminuindo. Essa melhoria é reflexo direto do advento de novas tecnologias. Com efeito, elas possibitam a realização de procedimentos minimamente invasivos para o tratamento das varizes, como o endolaser.
Nos casos em que a cirurgia utilize técnicas mais avançadas, é provável que o paciente volte a andar rapidamente. Nestes casos, o uso da meia de compressão pode se extender em até 7 dias.
Contudo, se a cirurgia é mais complexa ou existir alguma sequela, possivelmente o tempo de recuperação seja mais demorado. Assim, é provável que o paciente ficará mais tempo deitado. Nestes casos, recomenda-se o uso das meias de compressão pós-operatórias por mais tempo, até a recuperação completa. Desta forma, a circulação sanguínea é favorecida e se evitam novas doenças venosas.
Antes de usar meia de compressão para varizes
Deve-se ressaltar a importância da avaliação médica antes de iniciar o uso das meias de compressão. Sobretudo, converse com o seu médico para que ele prescreva a meia mais adequada para o seu caso, uma vez que existem muitos modelos de meias no mercado, com graus de compressão variados.
A escolha correta da meia de compressão pós-cirurgia é um trabalho sério e que deve ser feito por médico habilitado. Então, não deixe de consultá-lo antes de iniciar o tratamento de varizes. seja nas pernas como pés e tornozelos. Assim, você evita perder dinheiro com meias ineficazes e que eventualmente possam gerar novos problemas. Além disso, garante que o funcionamento correto dos seus vasos sanguíneos, reduzindo o risco das varizes.