Imagens da CLaCS antes e depois

Imagens da CLaCS antes e depois

Hoje, neste artigo, gostaria de dividir com vocês alguns elementos da CLaCS antes e depois de sua aplicação. Vamos destacar os cuidados antes de iniciar o tratamento e o que esperar de seus resultados. Sobretudo, veremos algumas imagens do antes e depois da CLaCS.

Breve resumo da CLaCS para varizes

Como a própria sigla em inglês já diz, a CLaCS significa cryo-laser cryo-sclerotherapy. Trata-se de uma técnica em que associamos os efeitos do laser transdérmico, o ND YAG 1064 (foto do laser) com os efeitos da glicose 75%. A saber, este tipo de glicose é um dos agentes esclerosantes mais seguros no tratamento das microvarizes, sem riscos de anafilaxia.

Com o fim de aumentar a precisão dos vasos tratados, o procedimento sempre é realizado com o vein viewer. Este é um aparelho de realidade aumentada que faz o mapeamento dos vasos sanguíneos maiores que estão abaixo das telangiectasias ou vasinhos. Por consequência identificamos as veias nutridoras para aplicação do laser da CLaCS.

O resfriamento da pele com o ar gelado é um detalhe técnico que, além de garantir a proteção da pele, reduz a sensibilidade em 70 a 80% no local da aplicação.

Cuidados a se ter com a CLaCS antes do procedimento

Antes da CLaCS ter início, alguns detalhes devem ser observados:

  1. a avaliação médica especializada é imprescindível, seja através de uma consulta inicial ou de rotina;
  2. avaliar a região que apresenta varizes com vein viewer, identificando as veias nutridoras mais calibrosas;
  3. realizar um exame com ecodoppler, mesmo em vasinhos mais superficiais. Através da ultrassonografia, afastamos possíveis tromboses venosas ou ainda alguma de suas sequelas. Ainda, identificamos possíveis refluxos em veias maiores, como as veias safenas. Caso tenham relação direta com as varizes, precisarão de tratamento antes de iniciar a CLaCS. Por fim, também com o ecodoppler, medimos o tamanho ou calibre das veias nutridoras. Veias de até 1,5mm de diâmetro são as que apresentam melhores resultados estéticos após o CLaCS;
  4. a documentação fotográfica realizada no início do tratamento permite acompanhar a evolução do tratamento. Veja abaixo imagens da CLaCS antes do procedimento;
  5. certificar-se que o paciente não tenha feito uso de produtos para bronzeamento da pele deve fazer parte da rotina pré-tratamento.

Após a CLaCS, quais os cuidados?

A aplicação da CLaCs é realizada na clínica médica, sem a necessidade de anestesia ou internação hospitalar. Assim, após o procedimento o paciente pode retornar as atividades diárias sem a necessidade de repouso. Logo depois do procedimento, recomendo o uso da meia de compressão elástica, média compressão, durante 4 a 6 horas.

Analogamente, as atividades físicas estão liberadas após 6 horas da aplicação. As pequemas equimoses (roxos na pele) desaparecem normalmente em 5 a 7 dias.

O que esperar do antes e depois da CLaCS?

Eu sempre gosto de conversar com os pacientes antes de iniciar o tratamento. Assim, alinhamos as expectativas em relação aos resultados. Com isso, fazemos um planejamento definindo as regiões a serem tratadas e o número de disparos necessários para tratar as varizes.

Com a CLaCS é possível atingir resultados de até 90 % de melhora, os quais são muito gratificantes para médico e paciente. Em geral, a cada aplicação realizada conseguimos uma redução de 40 a 50% das microvarizes na região tratada. A continuidade do tratamento é decisiva e por isso o planejamento inicial deve ser feito com cuidado.

Outro aspecto importante é que o resultado da CLaCS se percebe com mais clareza após 30 dias da realização do procedimento. Assim, nesse intervalo de tempo realizamos novas fotos para avaliar e comparar os resultados. Nesse sentido, veja mais detalhes abaixo.

Por mais que notemos uma maior durabilidade do tratamento CLaCS a longo prazo, ainda não existem estudos científicos confirmando essa observação.

Um ponto muito importante

Depois que concluímos o tratamento e “colocamos as pernas em dia”, recomendo acompanhamento anual e manutenções quando necessário. Posto que as varizes tem um fator hereditário relevante, o acompanhamento após o tratamento é importante.

Sem dúvida a CLaCS é uma técnica inovadora, segura, eficaz e confortável, seja antes como depois do procedimento.

Veja aqui abaixo dois exemplos da evolução do tratamento CLaCS antes e depois:

Exemplo de evolução do tratamento CLaCS
Exemplo de evolução do tratamento CLaCS em 4 sessões
Exemplo de evolução do tratamento CLaC
Exemplo de evolução do tratamento CLaCS em 5 sessões