Trombose venosa profunda na perna: o que é, sintomas e cuidados

Home » Blog » Trombose venosa profunda na perna: o que é, sintomas e cuidados

A trombose venosa profunda na perna é uma condição que pode ser potencialmente perigosa porque muitas vezes é subestimada ou desconhecida pela maioria das pessoas. Neste artigo detalharemos o que seja a trombose venosa profunda na perna, suas causas, sinais e sintomas mais frequentes. Além disso veremos fotos ilustrativas desta doença.

Finalmente, abordaremos o que fazer quando a trombose venosa na perna surgir, para que você possa agir de forma rápida e eficaz quando necessário. Portanto continue lendo este artigo para obter informações valiosas e úteis sobre sua saúde.

O que é a trombose venosa profunda na perna?

A trombose venosa profunda na perna é a formação de um ou mais coágulos sanguíneos nas veias profundas. Estes coágulos são tecnicamente chamados trombos. Uma vez formado este trombo na perna, ele poderá dificultar ou mesmo bloquear a passagem do sangue na região acometida. Ainda, em casos mais graves a trombose pode dar causa a doenças como a embolia pulmonar.

Veja na imagem abaixo como a trombose afeta as veias:

Como a trombose venosa profunda afeta as veias

A trombose venosa profunda, também conhecida pela sigla TVP, está catalogada na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) com o número 10 I82.

Por fim, cabe lembrar que a trombose venosa profunda não se restringe somente às pernas. Embora a TVP se manifeste com maior frequência nos membros inferiores, ela também é recorrente nos membros superiores, na coxa e também na região pélvica.

Causas da trombose venosa profunda

As causas da TVP nas pernas são variadas. De uma maneira geral podemos dizer que fatores que dificultam a circulação sanguínea podem concorrer como causas da doença. De maneira mais específica, estas são as causas mais frequentes da trombose:

  • imobilidade: quando ficamos parados ou sentados por muito tempo, o fluxo sanguíneo pode diminuir, o que aumenta o risco de formação de coágulos.
  • trauma ou lesão: uma lesão na perna pode causar danos às veias e também aumentar a chance de formação de coágulos sanguíneos.
  • cirurgia: procedimentos cirúrgicos, especialmente na região pélvica, favorecem o aparecimento de coágulos sanguíneos.
  • histórico familiar: pessoas que têm familiares com histórico de TVP têm maior risco de desenvolver a mesma condição.
  • gravidez: durante a gravidez a oscilação dos níveis hormonais podem favorecer o surgimento da TVP.
  • obesidade: esta causa aumenta o risco de TVP devido a diminuição da circulação nas pernas, que normalmente corresponde a expansão das paredes das veias das pernas.
  • medicamentos: alguns medicamentos como anticoncepcionais orais e terapia de reposição hormonal também acrescem o risco de TVP.
  • certas condições médicas: certas condições médicas, como câncer, doenças inflamatórias intestinais e insuficiência cardíaca, podem aumentar a chance de TVP.
  • tabagismo: o hábito de fumar compromete a circulação sanguínea como um todo e assim contribui para o surgimento da trombose.

Veja nesse vídeo, produzido pela Thrombosis Adviser como os coágulos causam a trombose venosa profunda:

Sintomas frequentes da trombose venosa profunda

Os sintomas de TVP nas pernas podem variar de pessoa para pessoa. Ainda assim, os sintomas mais comuns incluem:

  • inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso;
  • vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada;
  • sensação de calor ou queimação na região;
  • dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP. Em alguns casos, a dor aumenta ao levantar o pé em direção ao joelho.

Se observar algum destes sintomas, consulte seu médico, que poderá fazer um diagnóstico apropriado.

Outros sinais de trombose venosa profunda para prestar atenção

Além dos sintomas mais frequentes descritos logo acima, existem alguns que podem indicar sua progressão para embolia pulmonar.

A embolia acontece quando um coágulo formado pela TVP sobe pela corrente sanguínea até o pulmão, bloqueando algum de seus vasos. Nesta hipótese há risco alto para o portador e desse modo atendimento médico é de extrema urgência. Nos Estados Unidos, 25% dos indivíduos que tem embolia registram óbito por este motivo.

Assim, muita atenção para algum destes sinais:

  • tosse com sangue;
  • dificuldade ao respirar;
  • taquicardia ou irregularidade na frequência cardíaca;
  • dor ou desconforto no peito;
  • pressão arterial muito baixa, tontura ou mesmo desmaio.

Se algum destes sinais forem percebidos, procure ajuda médica imediatamente.

Fotos de trombose nas pernas

A fim de tornar mais claros os sintomas e aumentar a conscientização sobre a TVP, disponibilizamos abaixo algumas imagens de pernas que apresentaram a trombose.

Note que estes acima são exemplos apenas e que cada caso é único: somente a avaliação médica permite o diagnóstico. Ainda assim, estas imagens mostram a importância de estar atento aos sinais da TVP e por conseguinte buscar ajuda médica imediatamente se houver suspeita da condição.

A trombose venosa nas pernas é um tema que requer sua atenção

Como vimos acima, a trombose venosa profunda na perna é uma condição séria que pode ter consequências graves para a saúde, incluindo embolia pulmonar. É fundamental estar ciente das causas e dos sintomas da TVP assim como buscar ajuda médica imediata se esses sintomas forem observados.

Fatores de risco como imobilidade, obesidade, tabagismo e histórico familiar devem ser levados em consideração, bem como algumas condições médicas e medicamentos. Estando informado sobre a TVP, você pode agir de forma rápida e eficaz para proteger sua saúde e bem-estar.

Felizmente a medicina oferece tratamento para a TVP, especialmente quando o diagnóstico é precoce. As melhores clínicas cardiovasculares, como a nossa, possuem ecodoppler para exame rápido e preciso dentro da própria clínica. Leia mais sobre o tratamento da trombose venosa e sobretudo… cuide sempre de sua saúde!

Leia mais sobre trombose venosa profunda na perna: