Laser transdérmico: como ele ajuda a tratar suas varizes?

Home » Blog » Laser transdérmico: como ele ajuda a tratar suas varizes?

Assim como a medicina em geral, a cirurgia vascular tem progredido rapidamente com técnicas mais novas e eficazes para tratar seus pacientes. Dentro deste cenário, uma das ferramentas introduzidas recentemente que melhorou significativamente a vida dos pacientes é o laser transdérmico.

Atualmente utiliza-se o laser transdérmico em diversos procedimentos para o tratamento de varizes. Então, vamos entender melhor como e quando ele auxilia o seu tratamento.

O que é o laser transdérmico?

O laser transdérmico é um dispositivo médico que usa um feixe de laser para emitir ondas de calor através da pele. Exatamente por isso, a designação “trans”, ou seja, através da derme. Além disso, o feixe de laser tem como alvo os vasos sanguíneos, poupando os tecidos circunstantes.

Esta onda de calor é seletivamente absorvida por um dos tipos de hemoglobina do sangue e convertida em energia térmica, levando ao aquecimento das veias e sucessivamente a sua coagulação. Posteriormente a veia se fechará e a circulação sanguínea será redirecionada para outros vasos circunstantes. Por fim, o organismo absorve a veia tratada, que desaparece com o passar do tempo.

Na imagem abaixo, você pode observar o ponto luminoso na pele, onde o laser transdérmico está sendo aplicado, em conjunto com a realidade aumentada e o resfriamento da pele:

Laser transdérmico sendo aplicado em tratamento de varizes
Laser transdérmico durante tratamento de varizes

Como a imagem demonstra, a primeira grande vantagem do laser é a sua não-invasividade. Seu uso não comporta cirurgias nem nenhum tipo de corte.  Os pacientes certamente apreciam isso, que auxilia notavelmente na recuperação das atividades após o procedimento.

Quais os tipos de laser transdérmico?

Para o paciente esta informação talvez seja menos relevante, porém existem múltiplos tipos de laser transdérmico disponíveis para o tratamento de varizes.

Atualmente, os mais utilizados são:

  • Laser de neodímio (Nd:YAG) – com ondas de 1.064 nm;
  • Lasers de diodo – com ondas entre 800 e 900 nm;
  • KTP – 532 nm.

Cada um deles pode contar com diferentes sequências e tipos de pulso, modalidades de comprimento de onda e microssegundos. Fique tranquilo, pois seu cirurgião vascular é o responsável por conhecer estes dados técnicos e saber qual é o mais indicado em cada caso.

O laser Nd:YAG ou neodímio

Em 2022, as clínicas que se dedicam ao tratamento de varizes e estão alinhadas com a última tecnologia disponível, certamente usam o laser de neodímio ou Nd:YAG em seus procedimentos. Este é o caso da Clínica Zignani, que utiliza o Nd:YAG em seus tratamentos.

A título de curiosidade, outras áreas da medicina como a dermatologia e oftalmologia, além da remoção de tatuagens, também utilizam o laser de neodíminio.

Quais os tratamentos para varizes que utilizam o laser transdérmico?

Agora que já compreendemos a definição de laser transdérmico, em específico o Nd:YAG, precisamos esclarecer que ele não serve para todos os tipos de varizes.

Com efeito, atualmente os protocolos médicos mais atualizados recomendam o laser transdérmico para varizes de menores calibres. Este é o exemplo dos vasinhos e veias reticulares, além de veias em geral com menores dimensões.

Para estes casos, o tratamento mais típico é a CLaCS ou cryo-laser cryo sclerotherapy, de tal forma que o laser transdérmico é associado ao uso do resfriamento para minimizar os efeitos epidérmicos, além da realidade aumentada para propiciar melhor visibilidade da veia tratada. Quanto a duração, o tratamento requer uma ou mais sessões, dependendo do caso, com o paciente retomando imediatamente suas atividades.

Para ilustrar, neste vídeo de alguns segundos podemos ver os disparos de laser, direcionados a veia em tratamento:

Por fim, o laser transdérmico poderá ser utilizado associado a outras técnicas, como a escleroterapia a laser. O uso concomitante de mais de uma técnica permite potencializar os efeitos do tratamento, quando isso seja tecnicamente possível.

O laser transdérmico está ao seu alcance, em Porto Alegre

Os avanços recentes no tratamento de varizes são significativos, seja quanto à evolução das técnicas, seja quanto ao emprego de novas tecnologias. Entre estas inovações, certamente o laser transdérmico se destaca entre as principais.

Principalmente, um cuidado fundamental é consultar seu cirurgião vascular, que na consulta médica irá avaliar seu caso específico e poderá propor um plano de tratamento. Afinal lembre-se que varizes, mais do que uma questão estética, são uma questão de saúde.

Felizmente já vai longe o tempo quando as tecnologias mais modernas tardavam a chegar ao seu alcance. O laser transdérmico para varizes já é utilizado em nossa clínica, em Porto Alegre e está a sua disposição.