Veia safena magna: o que fazer quando ela apresentar varizes

Home » Blog » Veia safena magna: o que fazer quando ela apresentar varizes

O termo safena é bastante conhecido associado à cirurgia chamada “ponte de safena”. Em outro artigo, explicamos a diferença entre esta cirurgia e a veia safena propriamente dita.

Aqui, trataremos de forma específica o tema da veia safena magna: o que é, como ela contribui para nossa saúde e o que fazer quando ela não consegue cumprir seu papel, apresentando varizes.

Vamos ao tema.

A veia safena magna faz parte do sistema venoso superficial, formado por veias localizadas mais próximas à superfície da pele. Como seu nome já indica com a “magna”, é a principal veia desse sistema. Ela está localizada em cada uma das pernas, como destacado na imagem abaixo:

Localização das veias safenas
Localização da veia safena magna e demais safenas na perna

O calibre típico da veia safena magna é de 4mm. Quando ela apresentar algum tipo di incompetência, seu diâmetro poderá ser maior devido ao seu inchaço.

Os problemas com a veia safena magna

A função de qualquer veia do corpo humano é conduzir a circulação sanguínea no seu retorno ao coração. Para isso, as veias contam com válvulas no seu interior, que “impulsionam” o fluxo sanguíneo.

Como é evidente, no caso das pernas esse fluxo precisa vencer também a ação da gravidade. Quando o sangue tem alguma dificuldade em fluir, a veia em que essa anomalia acontece passa a ter a condição de incompetente. Ela não consegue cumprir adequadamente seu papel.

Também por isso se diz que essa veia se torna insuficiente, ou seja, não cumpre seu papel como necessário. E, assim, começam a aparecer sintomas como:

  • queimação nas pernas;
  • dor na região afetada;
  • inchaço da veia, como dissemos acima;
  • coceira;
  • formigamento.

É preciso sempre prestar atenção ao próprio corpo. Quando esses sintomas se manifestarem, é preciso buscar auxílio de um cirurgião vascular.

Refluxo segmentar

O refluxo das safenas é tema de um guia completo aqui. Em síntese, ele ocorre quando uma válvula deixa de fazer com que o sangue flua como esperado.

Essa “estagnação” da circulação é o que tecnicamente chamamos de refluxo. Quando ela ocorre apenas numa região específica da safena, é chamado de segmentar.

Seja quando for segmentar, seja quando acometer todo trajeto venoso, há tratamento para a safena com varizes.

Tratamento da veia safena magna insuficiente

Ainda hoje, muitas pessoas ainda pensam que o tratamento de varizes requeira realização de cirurgia. A boa notícia é que isso é falso. A maior parte dos casos de varizes na veia safena magna podem ser resolvidos com técnicas mais modernas e minimamente invasivas.

Esse é o caso do laser endovenoso: uma finíssima fibra do diâmetro de um fio de cabelo é introduzida dentro da veia e guiada até a região a ser tratada. Todo o procedimento é realizado em clínica e o paciente retoma imediatamente suas atividades.

Em casos que atualmente podem ser definidos exceções, poderá ser necessária a remoção da safena doente. Nesses casos, haverá intervenção cirúrgica conhecida como safenectomia.

Para estabelecer qual o tratamento adequado, o primeiro passo é a consulta médica com cirurgião vascular. Neste momento poderá ser realizado exame com doppler, revelando todos os detalhes do problema. A partir disso, será possível criar um plano de tratamento.

Uma veia que garante sua saúde!

A veia safena magna é a principal responsável por conduzir o sangue das pernas em direção ao coração. Seu bom funcionamento garante a saúde de todo sistema cardiovascular do corpo humano.

Quando ela apresentar algum tipo de incompetência e se tornar insuficiente, poderão surgir varizes. É importante saber que a medicina tem tratamentos que restituem saúde e beleza às pernas.

Por fim, algo que devemos lembrar sempre: existem comportamentos simples que podemos adotar e que evitam o surgimento de varizes, inclusive as da safena magna. Manter alimentação saudável, fazer atividade física com regularidade e cuidar do sono são enormemente benéficos para manutenção da nossa saúde.

E se algo inesperado acontecer, você já sabe que o problema tem solução.