Cirurgia de varizes a laser é perigosa?

Home » Blog » Cirurgia de varizes a laser é perigosa?

Que as varizes são indesejadas e por isso incomodam é sabido. Para muitas pessoas, um problema estético que diz respeito à autoestima. Quando na realidade, ele é antes de tudo uma questão de saúde.

Popularmente, ainda persiste a crença que, para se tratar varizes, é preciso fazer uma ou mais cirurgias. Algo temido e a ser evitado por todos.

Embora hoje a cirurgia de varizes ainda seja usada apenas em um pequeno número de casos, não é raro recebermos em nossa clínica pacientes reticentes em se submeter ao tratamento por preocupações com uma possível cirurgia de varizes.

A boa notícia é que, além de não ser perigosa, ela já não é mais necessária em muitos casos, porque já existem alternativas. Nesse artigo descobriremos quais, mas antes disso entenderemos o motivo pelo qual tantas pessoas ainda pensem que a cirurgia seja perigosa.

 

Bisturi em uma cirurgia

O principal motivo para as pessoas ainda hoje pensarem que a cirurgia de varizes seja perigosa é que, no passado, era a única alternativa. A cirurgia era e continua sendo um procedimento invasivo, que envolve a retirada de um ou mais trajetos de veias incompetentes.

Para tanto, a cirurgia necessariamente requer internação hospitalar, com tempo adicional de recuperação.

Tanto no passado como atualmente, se realizada por profissional preparado, o cirurgião vascular, ela não é e nunca foi perigosa. Como todo procedimento cirúrgico, ela requer cuidados e obediência da técnica, mas não é um procedimento complexo. Seu risco de complicações é baixo.

Felizmente para o paciente, hoje ela é necessária em um reduzido número de casos. A grande maioria das varizes já é tratada com outras técnicas muito mais confortáveis e eficientes para o paciente.

Vejamos quais sejam.

Como a cirurgia é feita hoje em dia?

Como dissemos, hoje em dia a cirurgia de varizes tem ótimas alternativas para o tratamento dos diferentes tipos de varizes.

A consulta médica é sempre o primeiro passo para entender qual o procedimento mais indicado para o paciente. Nela, o cirurgião vascular poderá fazer um diagnóstico da área a ser tratada, inclusive com recurso de ecodoppler, identificando qual técnica deva ser utilizada.

Outra boa notícia é que em todas as alternativas o procedimento é minimamente invasivo, que pode ser feito na própria clínica e o paciente pode retomar sua vida imediatamente. Não há necessidade de anestesia. Em alguns casos poderá ser prescrito o uso de meias elásticas como coadjuvante à terapia.

As novas técnicas não somente aumentam o conforto como costumam trazer resultados mais rápidos. Um exemplo é o CLaCS, que após pouquíssimas sessões permite a paciente e médico visualizar um antes e depois satisfatórios.

Em 2025, quais as alternativas para tratar varizes?

Acima falamos de CLaCS, uma terapia que conta com uso de tecnologia como resfriamento da pele, a realidade aumentada e o laser transdérmico. Ela costuma ser indicada para o tratamento de vasos de menor calibre.

Outra técnica bastante utilizada é o laser endovenoso. Com ele, uma finíssima fibra da espessura de um fio de cabelo é introduzida dentro da veia conduzindo o laser até o ponto onde a veia precise ser tratada.

Alguns casos também podem ser tratados com uso da já tradicional escleroterapia com espuma.

Em nossas páginas de tratamentos, listamos outros tipos de tratamento já realizados em nossa clínica. A medicina está em constante evolução e futuramente outros novos tratamentos deverão ser possíveis, cada vez com maior eficácia e conforto.

Hoje, o verdadeiro perigo é não tratar suas varizes

Dado que a maior parte das pessoas se preocupa somente com o aspecto estético das varizes, não é errado dizer que o maior risco é não tratar ela. Varizes são um problema de circulação sanguínea e seu não-tratamento tende a provocar a piora da doença. Em casos extremos pode ensejar doenças graves com a trombose venosa profunda.

Hoje a cirurgia é exceção para tratar varizes. As melhores técnicas estão ao alcance da maioria das pessoas. Marque sua consulta e, com diagnóstico em mão, descubra qual a melhor forma de tratar suas varizes.

Enquanto isso, a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios e alimentação equilibrada são sempre ótimos aliados.