Sentir dormência nas pernas é algo relativamente comum, mas que pode gerar preocupação quando acontece frequentemente ou vem acompanhada de outros sintomas.
Trata-se de uma sensação de perda ou redução da sensibilidade em uma ou ambas as pernas, podendo ser causada por fatores simples ou indicar problemas mais sérios.
Neste artigo, esclarecemos as principais causas e explicamos os casos em que você deve procurar ajuda médica.
Começamos pelos motivos da dormência.
Inicialmente, é preciso notar que a dormência não é uma doença, mas sempre um sintoma de algo. A causa dela poderá ser desde algo circunstancial até algo mais sério.
Vejamos as mais frequentes.
Má postura

Ficar muito tempo sentado ou com as pernas cruzadas pode levar à compressão temporária dos nervos, causando dormência momentânea.
Dormir em posição desconfortável ou mesmo sobre uma perna também fazem parte desta causa.
Basta mudar a posição do corpo que a dormência desaparece rapidamente.
Deficiência vitaminas B12 e magnésio
A deficiência dessas vitaminas essenciais pode comprometer a função nervosa, levando à dormência ou formigamento, geralmente resolvida com suplementação adequada.
Hérnia de disco
A hérnia é um problema nos discos da coluna vertebral, cujo rompimento pode pressionar os nervos, causando dormência persistente nas pernas, acompanhada de dor ou fraqueza.
Neuropatia periférica
A alteração dos nervos periféricos causada por condições como o alcoolismo provoca dormência contínua nas extremidades.
Este é o caso tipicamente crônico.
Esclerose múltipla
A esclerose é uma doença neurológica crônica que pode causar sintomas como dormência nas pernas, muitas vezes associada a dificuldades motoras e visuais.
Trombose venosa profunda (TVP)
A TVP ocorre quando há má circulação sanguínea na região com formação de coágulo nas veias profundas, trazendo risco de morte ao indivíduo.
A dormência repentina, inchaço e dor intensa na perna costumam ser indicadores da sua existência. No artigo sobre a trombose venosa profunda detalhamos esta doença.
Diabetes
O diabetes é uma condição metabólica que pode evoluir para neuropatia diabética, o que causa frequente de dormência nas pernas.
Isso pode se tornar mais recorrente caso a neuropatia não seja controlada adequadamente.
Dormência na perna esquerda e na perna direita
Na maior parte dos casos não há diferença clínica entre a dormência na perna esquerda ou direita, já que ambas podem indicar as mesmas condições.
Entretanto, a dormência restrita a apenas um dos lados pode indicar uma causa mais específica, como hérnia de disco lateralizada ou problemas de circulação sanguínea restritos a uma única perna.
A avaliação médica por especialista poderá fornecer maiores detalhes sobre o caso específico.
O que fazer em caso de dormência nas pernas?
A primeira medida é observar a frequência e intensidade da dormência. Em casos passageiros, normalmente não há necessidade imediata de consulta médica.
Porém, se a dormência for recorrente ou acompanhada de outros sintomas como dor, fraqueza muscular ou dificuldades motoras, procure rapidamente atendimento médico. A hipótese da TVP, ligada sempre a problemas cardiovasculares prévios, deve ser motivo de muita atenção.
Neste infográfico listamos as causas e seu grau de gravidade:

Em caso de necessidade, você pode começar procurando um clínico geral, que avaliará seu quadro geral e poderá encaminhá-lo a especialistas como neurologistas (para questões relacionadas a nervos e coluna) ou cirurgiões vasculares (para problemas circulatórios).
A medicina não oferece remédio para a dormência nas pernas. Conforme a causa, cujas hipóteses vimos acima, haverá um tratamento, que pode passar desde por fisioterapia até mudanças no estilo de vida. Seu médico saberá indicar o melhor caminho para seu caso.
Dormência ou formigamento?
Um último ponto a se compreender é a sua diferença com o formigamento. Não são condições iguais.
Enquanto a dormência envolve perda da sensibilidade, o formigamento é mais associado à sensação de “agulhadas”.
Entender essa diferença ajuda a comunicar melhor os sintomas ao médico, facilitando um diagnóstico preciso. Para saber mais, confira nosso artigo específico sobre formigamento nas pernas.
Para aprofundar o tema, consulte também:
- mais informações sobre pernas dormentes e formigadas da Very Well Health (em inglês).
- Cleveland Clinic sobre dormência (em inglês).