Veias ilíacas: conheça a sua importância para sua saúde

Home » Blog » Veias ilíacas: conheça a sua importância para sua saúde

TLDR

  • As veias ilíacas são fundamentais para o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração, localizando-se na região pélvica.
  • Problemas nas veias ilíacas, como a trombose venosa profunda, podem causar complicações graves, incluindo embolia pulmonar.
  • Reconhecer sintomas como inchaço, queimação e vermelhidão é crucial para procurar ajuda médica e prevenir problemas de saúde graves.

As veias ilíacas desempenham um papel crucial no sistema circulatório, mas você sabia que elas podem ser a origem de problemas graves de saúde? Com uma localização estratégica na região pélvica, essas veias estão envolvidas em processos vitais que, se comprometidos, podem levar a sérias complicações.

Este artigo vai explorar detalhes essenciais sobre essas veias, revelando como reconhecer sinais de alerta e por que uma ação rápida pode ser a diferença entre a saúde e uma condição potencialmente fatal.

Prepare-se para descobrir informações vitais que podem impactar significativamente seu bem-estar.

Onde estão localizadas as veias ilíacas

As veias ilíacas localizam-se na região pélvica do corpo humano e são divididas em três tipos:

  1. veias ilíacas internas: elas estão situadas na parte interna da pelve.
  2. veias ilíacas externas: são a continuação das veias femorais e drenam o sangue da maior parte dos membros inferiores. Localizam-se na parte externa da pelve e se juntam às veias ilíacas internas para formar as veias ilíacas comuns.
  3. veias ilíacas comuns: são formadas pela união das veias ilíacas internas e externas, situam-se ao lado da artéria ilíaca comum. As veias ilíacas comuns se juntam para formar a veia cava inferior, responsável pelo retorno do sangue ao coração.

Nesta imagem você pode compreender com mais clareza a localização das veias ilíacas:

Esquema representando as veias ilíacas
Ilustração das veias ilíacas

As funções da veia ilíaca

As veias ilíacas desempenham um papel fundamental no retorno venoso dos membros inferiores em direção ao coração. Vamos ver a função de cada uma delas:

  • ilíacas externas: formadas pela ilíaca externa esquerda e direita, constituem a continuidade das veias femorais, a partir da região inguinal, conduzindo sangue em direção às ilíacas comuns.
  • Ilíacas internas: também formadas pela ilíaca interna esquerda e direita, drenam o sangue dos órgãos pélvicos, incluindo a bexiga, o reto e os órgãos reprodutivos internos e as paredes da pelve.
  • Ilíacas comuns: conduzem o sangue das veias internas e externas até a veia cava, na região abdominal.

A trombose na veia ilíaca

Como vimos acima, o funcionamento das veias ilíacas é fundamental para o retorno do sangue ao coração. Contudo, estas veias podem apresentar dificuldades na circulação sanguínea, causando problemas como a trombose. Quando as válvulas internas deixam de funcionar corretamente, o sangue pode acumular-se no seu interior, com consequente impacto no endotélio.

O maior risco é se esta situação evoluir e causar a formação de trombo na região. Nestes casos, a veia ilíaca com trombo representa um risco sério a saúde, caracterizando a trombose venosa profunda (TVP).

Nestes casos, se o trombo se desprender e acompanhar a circulação até os pulmões, poderá causar embolia pulmonar, uma condição fatal.

Este é um motivo adicional para visitar seu cirurgião vascular após o surgimento de sintomas, ainda que leves. A propósito, vejamos quais são os sintomas.

Sintomas de trombose na veia ilíaca

Os principais sintomas de trombose venosa profunda localizados na veia ilíaca são:

  • inchaço na região pélvica;
  • sensação de queimação;
  • vermelhidão.

É muito importante ficar atento e, em caso de qualquer suspeita, buscar auxílio médico. O diagnóstico tempestivo será fundamental para afastar os riscos ligados à presença de trombo nas ilíacas.

A síndrome de Cockett

Outra condição que pode afetar a veia ilíaca é síndrome de Cockett, também conhecida como compressão da veia ilíaca ou May-Thuner.

A síndrome de Cockett se verifica quando a veia comum ilíaca é comprimida pela artéria ilíaca comum direita, que a pressiona contra a coluna vertebral.

Para aprofundar o tema, consulte nosso guia sobre a síndrome de May-Thurner.

Estas veias são fundamentais para sua saúde

Vimos acima que as veias ilíacas são essenciais para o retorno do sangue dos membros inferiores ao coração. Também vimos que elas podem ser afetadas por condições como varizes, a síndrome de Cockett e até mesmo a trombose venosa profunda.

Manter hábitos de vida saudáveis, com acompanhamento médico em caso de sintomas como inchaço, queimação e vermelhidão, é vital para manter seu funcionamento correto. A detecção precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações mais sérias como a embolia pulmonar, potencialmente fatal.

Assim, fique atento aos sinais que seu corpo dá e busque orientação médica ao menor sinal de problema. Sua saúde agradecerá.

Para aprofundar o tema, consulte também: