TLDR
- O eletrocardiograma (ECG) mede a atividade elétrica do coração, ajudando no diagnóstico de doenças cardiovasculares.
- O exame é simples e rápido, com eletrodos fixados no corpo para gerar um gráfico da atividade cardíaca.
- O ECG é fundamental para detectar problemas no coração, permitindo tratamentos preventivos eficazes.
O eletrocardiograma desempenha um papel importante na medicina, sendo fundamental para prevenir a principal causa de óbitos do Brasil e em todo planeta: as doenças cardiovasculares.
Neste artigo vamos entender melhor o que é o exame e o que como ele é usado no diagnóstico das doenças cardiovasculares.
Antes de prosseguirmos, uma observação semântica: o nome do exame “eletrocardiograma” é tão conhecido quanto sua sigla “ECG”. Evidentemente, os termos possuem o mesmo significado. Outros sinônimos também são amplamente usados, como: “exame ECG”, “eletrocardiografia” ou simplesmente “eletro” (ainda que neste caso possa ser confundido com o eletroencefalograma).
Dito isso, vamos entender mais sobre o ECG.
Índice:
Definição do exame eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um exame que mede a atividade elétrica do coração. São esses impulsos elétricos que fazem os músculos do coração baterem de maneira involuntária. Desdobrando o nome “eletrocardiograma”: eletro + cardio + grama, ou seja: elétrico + cardíaco + desenho.
A realização do ECG é bastante simples: geralmente quatro eletrodos são fixados nos braços, enquanto outros seis são utilizados no tórax. Na maior parte dos casos, entre 5 e 10 minutos são suficientes para a realização do eletrocardiograma.
Se você quer entender mais sobre o eletrocardiograma, consulte aqui como ele funciona.
Para que serve o eletrocardiograma?
Como explicamos, o eletrocardiograma serve para o diagnóstico de doenças cardiovasculares.
O resultado do ECG, chamado de traçado, é um gráfico que permitirá ao médico avaliar como o coração está se comportando do ponto de vista elétrico.
Veja nesta imagem como o exame concluído se apresenta:
Com o traçado em mão, o médico responsável irá elaborar o laudo do ECG, no qual serão explicitadas as observações que ele fez do gráfico.
Nesta avaliação poderão ser evidenciadas eventuais alterações nos batimentos cardíacos, o que posteriormente possibilitará ao seu cardiologista prescrever o tratamento ou os cuidados necessários.
Qualquer alteração deve ser levada a sério quando se trata de coração. Isso já diz muito sobre a importância deste exame para sua saúde.
O eletrocardiograma é um retrato do seu coração
O ECG é um exame bastante comum na medicina e você deve considerá-lo como um grande aliado. Bastará fixar os eletrodos, aguardar alguns minutos, e será possível ter o diagnóstico de como seu coração está batendo.
Se tudo estiver bem, ótimo. Caso contrário, seu cardiologista saberá encontrar a melhor forma de cuidar da saúde do seu coração.
Para aprofundar o tema, consulte também:
- Mayo Clinic sobre a definição de eletrocardiograma (em inglês).
- Heart and Stroke sobre eletrocardiograma (em inglês).