Tratamento de varizes

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas e em geral tortuosas que aparecem nas pernas.  Elas aparecem quando as veias das pernas não conseguem reconduzir o sangue ao coração de forma adequada, devido a insuficiência de suas válvulas que direcionam o fluxo do sangue ao coração.

Quais são os sintomas das varizes?

Os sintomas das varizes podem variar desde desconforto estético devido a manchas nas pernas até sensação de dor, peso ou cansaço nas pernas, inchaço, coceira, câimbras e queimação.

Em casos de doença venosa mais avançada podemos observar a pigmentação acastanhada da pele na região do tornozelo (hiperpigmentação) e a perda da elasticidade da pele no mesmo local (dermatoesclerose).

As úlceras venosas, conhecidas como as feridas nas pernas, e as tromboses superficiais das veias (tromboflebite superficial) também são uma complicação da doença venosa crônica não tratada. Algumas varizes tornam-se muito superficiais na pele e podem sangrar após pequenos traumas ou lesões das mesmas.

Quais são as causas das varizes?

A principal causa das varizes é o fator hereditário, ou seja, se você possui pai ou mãe com varizes a possibilidade de vir a apresenta- las é maior. Existem alguns fatores agravantes como:

• as múltiplas gestações;
  • excesso de peso;
  • menopausa;
  • uso de anticoncepcionais orais;
  • longos períodos em pé (posição ortostática);
  • trombose venosa profunda prévia.

Os sintomas das varizes costumam piorar na gestação e durante o período menstrual.

As varizes podem surgir em qualquer idade. Ao contrário do que se pensa, não é uma patologia que acomete apenas pessoas de idade mais avançada.

Como tratar as varizes?

O tratamento varia de acordo com o tipo de varizes encontradas. Deve-se sempre passar por avaliação com cirurgião vascular antes de se iniciar a terapia. Ataulmente, existem múltiplas alternativas terapêuticas e cada uma delas é indicada após cuidadosa avaliação do quadro clínico do paciente.

Algumas medidas podem aliviar os sintomas das varizes, ajudando na melhora da qualidade de vida do paciente. Recomenda-se:

• controle do peso corporal;
  • atividades físicas regulares;
  • movimentar-se sempre para evitar longos períodos em pé;
  • repousar com as pernas elevadas;
  • fazer uso de meias de compressão elástica em alguns casos selecionados.